A fantástica turmalina Paraíba
Se acha que o diamante é a pedra mais cara à face da Terra, está enganada (o). A turmalina Paraíba é invariavelmente muito mais cara e também mais rara que a maioria dos diamantes. Descoberta em 1989,  nas colinas do estado brasileiro da Paraíba, por Heitor Barbosa,  o mundo da alta joalharia, nomeadamente a Tiffany´s e a Chanel renderam-se a estas turmalinas num tom de azul neon. Este tom de azul é o resultado do cobre e do manganês que a compõem.

Para terminar o mês de Outubro em beleza, junto uma fotografia da pregadeira Chanel -  Camélia Paraíba -esta peça única é composta pela deslumbrante turmalina do centro, acompanhada por mais de 1.000 diamantes.

Turmalina preta
Também conhecida por schorlita ou turmalina schorl é uma pedra muito bonita e resistente e o único tipo de turmalina que é sempre opaca, também é muito encontrada nos cristais de quartzo, os chamados quartzos turmalinados. Diz-se que a turmalina negra desvia as energias negativas em vez de absorvê-las.


Turmalina azul

Também conhecida por Indicolite, é um tipo de turmalina rara, quase escassa, muito desejada pelos especialistas de pedras preciosas. Está muito associada ao bom funcionamento dos pulmões e do sistema respiratório em geral, acredita-se que ajuda na insónia, porque liberta o stress e activa o sono tranquilo


Turmalina rosa ou vermelha
Conhecida por Rubelite, devido à semelhança de sua cor com a do rubi, é uma pedra muito apreciada quer em jóias quer como gema de colecção. Em termos de simbolismo, a rubelite é conhecida por ser a bênção do amor na esfera material, geradora de alegria e entusiasmo pela vida. Revigora o coração, atrai a sabedoria, reforça a força de vontade, ativa a criatividade e a fertilidade, protege o corpo da exposição às radiações, atrai amor e amizade.


Turmalina Verde

É o tipo de turmalina mais comum, se bem que as tonalidades de verde variem muito de pedra para pedra, em função da sua intensidade e transparência. É considerada uma pedra curativa, capaz de purificar e fortalecer o sistema nervoso e a força espiritual. Equilibra a todos os níveis: acalma o cérebro, a mente, os nervos e reforça a confiança. Esfregar a pedra ajuda a eliminar o stress e a  abrir o coração.

 Energia: receptiva. Planeta: Vênus. Elemento: terra. Chakra: coração.

As turmalinas com duas cores são genericamente chamadas de turmalinas bicolores,  é o caso da gema popularmente conhecida como turmalina melancia, que é verde e vermelha ou rosa.


Entre as características mais marcantes desta gema está a grande variedade de cores, os cristais colunares e prismáticos das turmalinas podem ter cores diferentes nas duas extremidades e ainda uma terceira cor no centro. Ou podem ter uma cor na parte externa e outras internamente, distribuídas de modo concêntrico.

O mês de Outubro está quase a acabar e, não posso deixar de falar da minha pedra favorita - a Turmalina. Esta gema de brilho vítreo, transparente a opaca, existe em mais de cem cores, destacando-se a verde, a vermelha, a azul, a amarela, a negra e a incolor. Deve a a sua coloração ao cromo, ao manganês, ao níquel, ao cobalto ou ao titânio. O nome vem do cingalês "turmali", nome dados às gemas que provinham do Ceilão (hoje Sri Lanka). O povo daquele país, já, em 1703, a chamava de “toramalli”, que significa pedra colorida. Nenhuma outra pedra é tão complexa quanto a Turmalina.

Lisboa Design Show 2017 - FIL Parque das Nações

Pérolas ...
Lisboa Design Show 2017 - FIL Parque das Nações - de 18 a 22 de Outubro de 2017



Cornalinas ...
É já na próxima semana - Lisboa Design Show 2017 - de 18 a 22 de Outubro, na FIL

Pérolas e Onix...
É já para a semana - Lisboa Design Show 2017, de 18 a 22 de Outubro, na FIL


Vou tentar explicar de forma sucinta o que torna a ópala, uma gema tão especial. A opala é uma sílica amorfa, ou seja, não tem o formato de um cristal, ocorre em veios irregulares, massas e nódulos e contem uma percentagem de água que pode chegar aos 20%.  
O efeito mais espetacular que ocorre na opala não é o fenómeno de opalescência (opala leitosa), mas o do jogo de cores.  As veias de opala que mostram jogo de cores são frequentemente muito finas, e por isso leva à necessidade de lapidar a pedra de modos incomuns, normalmente em cabochon.
Em escamas microscópicas, a opala é composta de esferas de sílica de 150 a 300 nm de diâmetro numa rede hexagonal ou cúbica fechada. Essas esferas de sílica ordenadas produzem as cores internas, causando a interferência e a difracção da luz que passa pela microestrutura da opala. As cores visiveis são determinadas pelo espaçamento entre os planos e a orientação dos planos em relação à luz incidente. O processo pode ser descrito pela lei de difração do Bragg.
As opalas exibem um espectro de cores muito grande: branco, cinzento, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, rosa, castanho e preto. Destes tons, o vermelho e o preto são os mais raros, enquanto os brancos e verdes são os mais comuns. Algumas espécies raras produzem flashes de cores brilhantes quando colocadas próximo a luz.

Só hoje e amanhã, os brincos são oferta na compra do colar :)
Fio prateado com pendente de cristal de quartzo rosa.  A corrente tem 3 mm de espessura e tem 2 posições e, por isso,  pode usar em 2 comprimentos, conforme lhe apetece: 45 ou 47 cmColar ref. 563 – 25,00


O quartzo rosa é um cristal que tem estado sempre ligado ao sentimento de harmonia, de amor universal e de fertilidade. Emocionalmente, o quartzo rosa está relacionado com o amor, no seu estado mais puro, não só em relacionamentos amorosos, mas também no amor próprio. Esta gema melhora a nossa auto-estima, limpa o coração de sentimentos negativos como o ódio, a zanga ou os ciúmes. Ajuda-nos a fechar as feridas emocionais e acalma a dor e os sentimentos de perda.

Os aborígenes da Austrália têm uma lenda, acreditam que Deus chegou ao planeta Terra num arco-íris, trazendo uma mensagem de paz para toda a humanidade. O lugar onde tocou a terra, pela primeira vez, estava coberto de rochas e à medida que Deus as pisou, começaram a brilhar, apresentando todas as cores do arco-íris. E foi assim que as Opalas foram criadas.

A opala pode ser branca, incolor, azul-leitosa, cinzenta, vermelha, amarela, verde, castanha ou preta. Muitas dessas cores podem ser vistas simultaneamente, graças ao fenómeno de interferência e difração da luz que atravessa pelos espaços da microestrutura da opala, produzindo o chamado jogo de cores ou difração de Bragg.

A estrutura da opala é formada por esferas de cristobalita ou de sílica amorfa, regularmente dispostas, entre as quais há água, ar ou gel de sílica. Quando as esferas têm o mesmo tamanho e um diâmetro semelhante ao comprimento de onda das radiações da luz visível, ocorre difração da luz e surge o jogo de cores da opala nobre. Se as esferas variam de tamanho, não há difração e tem-se a opala comum.

OPALA - Uma das pedras do mês de Outubro

A opála que, em sânscrito, significa pedra preciosa é conhecida e apreciada desde a Antiguidade. Associada ao poder foram-lhe atribuídas capacidades medicinais, mas mais tarde adquiriu fama de trazer azar. Esta fama perdurou durante muito tempo e só nos finais do sec. XIX, com a descoberta das enormes jazidas na Austrália, é que começou outra vez a ser procurada como pedra de adorno. A rainha Victória, que gostava muito desta gema, contribuiu muito para a sua divulgação.

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images