20:32

Vou tentar explicar de forma sucinta o que torna a ópala, uma gema tão especial. A opala é uma sílica amorfa, ou seja, não tem o formato de um cristal, ocorre em veios irregulares, massas e nódulos e contem uma percentagem de água que pode chegar aos 20%.  
O efeito mais espetacular que ocorre na opala não é o fenómeno de opalescência (opala leitosa), mas o do jogo de cores.  As veias de opala que mostram jogo de cores são frequentemente muito finas, e por isso leva à necessidade de lapidar a pedra de modos incomuns, normalmente em cabochon.
Em escamas microscópicas, a opala é composta de esferas de sílica de 150 a 300 nm de diâmetro numa rede hexagonal ou cúbica fechada. Essas esferas de sílica ordenadas produzem as cores internas, causando a interferência e a difracção da luz que passa pela microestrutura da opala. As cores visiveis são determinadas pelo espaçamento entre os planos e a orientação dos planos em relação à luz incidente. O processo pode ser descrito pela lei de difração do Bragg.
As opalas exibem um espectro de cores muito grande: branco, cinzento, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, rosa, castanho e preto. Destes tons, o vermelho e o preto são os mais raros, enquanto os brancos e verdes são os mais comuns. Algumas espécies raras produzem flashes de cores brilhantes quando colocadas próximo a luz.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images