Gemas apocalípticas e o simbolismo da Esmeralda

A Esmeralda é mencionada como uma das pedras fundamentais da Cidade Celestial do Livro de Apocalipse no Novo Testamento. O arcebispo Rabanus Maurus de Mainz (786-856 DC) que escreveu sobre o significado das doze gemas apocalípticas refere que "… na esmeralda está expressa a força da fé na adversidade…".


As doze gemas apocalípticas estão directamente ligadas aos doze apóstolos. Tal relação confirma-se nos escritos de Andreas, bispo de Cesaréia (563-637 DC), que sobre esta gema escreveu “… A esmeralda, que é de uma cor verde, é alimentada com óleo, que a sua transparência e beleza não pode mudar. Foi concebida esta pedra para significar João, o Evangelista. Ele, de fato, acalmou as almas abatidas pelo pecado com um óleo divino, e pela graça de sua excelente doutrina empresta força constante à nossa fé.

Alguns escritores posteriores rejeitaram a atribuição das pedras de fundação aos apóstolos. Sustentando que só Cristo poderia ser considerado o fundamento da Sua Igreja, pelo que alguns associaram a esmeralda verde transparente com a bondade  - a bondade de Cristo.


A Esmeralda – as lendas das cidades misteriosas

Muitas das lendas antigas sobre a Índia contam histórias de cidades misteriosas e lendárias de riqueza fabulosa. Os palácios e os templos eram feitos de esmeraldas e outros materiais preciosos. As plantas cresciam de forma abundante e das suas folhas escorriam esmeraldas e rubis, acreditava-se que quem as localizasse iria ser recompensado com riquezas e joias celestiais.
Estas histórias estavam muito disseminadas na Europa, quando os espanhóis chegaram à Colômbia descobriram esmeraldas e ouro em abundância e, provavelmente acreditaram que tinham encontrado as cidades e os tesouros das lendas.

Joalharia Espanhola – Pendente em ouro com esmeralda da Colômbia , exposto no Victoria and Albert Museum de Londres, por Jinho Jung. Licensed under CC By-SA3.0.

A Esmeralda é uma das 4 pedras preciosas e uma das pedras mais populares em joalharia. É uma variedade da família do Berilo, que deve a sua cor verde ao cromo ou ao vanádio. Quanto mais intenso o verde melhor a sua qualidade e beleza. Com um grau de dureza de 7,5-8 na escala de Mohs, exige aos joalheiros muita atenção na hora de criar uma peça, porque é frágil e quebradiça.






As inclusões das esmeraldas vulgarmente conhecidas por "jardins", são constituídas por cristais, bolhas de gás, por vezes, líquidos.

As esmeraldas com poucas inclusões são raras, quanto mais transparente maior o seu valor. No entanto, as inclusões se moderadas não são factor de penalização, já que uma esmeralda de um verde escuro, com poucas inclusões pode ser mais cara do que uma pedra transparente de um verde pálido.

As primeiras esmeraldas foram descobertas há cerca de 5 mil anos, no Egipto. A região de onde eram extraídas, perto de Cairo, recebeu o nome de Minas de Cleópatra, em homenagem à célebre rainha conhecida por usar esmeraldas a adornar as suas vestes. 



Os egípcios chamavam-lhe - a  Pedra do Amor - e acreditavam que potenciava a fertilidade e a reencarnação. As múmias eram sepultadas com esmeraldas à volta dos pescoços na esperança de que as gemas pudessem oferecer juventude eterna.

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images