Não podia terminar o mês dedicado aos rubis sem mostrar este conjunto fantástico da Rainha de Inglaterra.
O colar e os brincos são da famosa casa de joalheiros Garrard e foram comprados pela Rainha Victoria, em 1854. Antes destes magnificos rubis da Birmânia ostentava opalas rodeadas de diamantes. 
A Tiara é constituida por magnificos rubis da Birmânia, bem como a pregadeira Diamond Cockade.


Inclusões em Rubis naturais e não tratados IV

Nesta fotografia podemos apreciar as chamadas "sedas" do rubi, que são finas agulhas de rútilo que se intersectam.
De salientar que as fotografias mostradas, mostram inclusões de Rubis naturais, que não foram sujeitos a tratamentos. 
A diferença de preço entre um rubi de excepcional qualidade e sem tratamento e os hoje vulgares rubis preenchidos com vidro de chumbo é de 10.000 USD para 1 USD, por quilate.


Intact Silk inclusions — Photo courtesy of Photo © Richard W. Hughes

Inclusões em Rubis naturais e não tratados I

Uma das partes mais fascinantes da Gemologia tem a ver com as inclusões nas gemas. O Rubi é uma das gemas que pode apresentar inclusões fantásticas, é um pouco como se dentro de cada gema existisse uma história. A história de uma gema tem a ver com os elementos que a circundavam, no momento em que se deu a sua formação, sendo que alguns deles ficam "presos" é o caso destes cristais de calcite num rubi. 

Intact and unaltered Calcite Crystals — Photo courtesy from © Paolo Cerruti

O Rubi é uma das pedras preciosas mais caras e populares entre os joalheiros. Uma boa gema pode ser mais cara do que um diamante de qualidade. O Rubi é utilizado há muito tempo e é uma das gemas mais usada nos anéis de noivado.
O da imagem é da Buccellati :)



Um Rubi pode apresentar uma grande variedade de inclusões. Inclusões são os minerais, líquidos ou gases que ficaram no interior da gema durante o seu processo de formação. Por exemplo, as inclusões de rútilo nos rubis originam uma gema muito original, normalmente são lapidadas em “cabochon”, revelando um efeito de asterismo - as agulhas de rútilo formam uma estrela de 6 pontas é o chamado Rubi Estrela




O Rubi é uma das 4 pedras preciosas mais valiosas. Da família dos Corindos é uma pedra rara e é considerada a rainha das gemas. De cor vermelha, graças à presença de Cromo, pode chegar ao vermelho acastanhado, quando partículas de ferro se misturam ocasionalmente na gema. 
Existem diversas variedades de vermelho, mas a cor mais desejada é a “sangue de pombo”, ligeiramente arroxeada e com um toque de azul. É esse o tom dos rubis dos vales de Burma, especificamente das minas de Mogok. A cor de um rubi nem sempre indica a sua origem geográfica, assim as designações "Siam Rubi" e "rubi Birmânia" não se referem necessariamente à sua origem geográfica, mas sim à sua cor.


Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images