Até para o ano mês de Novembro ...

Na dúvida ... vermelho, sempre.

Gemas: corais, lavas e ónix

A variedade de topázio amarela e/ou alaranjada, conhecida por topázio imperial é também a mais rara e bela.  Extraída, primeiramente na Rússia, nos Urais, as minas ficaram completamente exauridas durante o período czarista. É, particularmente importante para os brasileiros, pois o Brasil é o maior e, segundo alguns, agora o único local onde se pode extrair esta gema.
É em Minas Gerais, especificamente no município de Ouro Preto, que se encontram as suas minas, é, por isso, uma gema de ocorrência muito restrita e uma das pedras mais valorizadas da actualidade.

A palavra “topázio" tem origem no termo grego topazos, que significa "procurar". Esse era, igualmente, o nome de uma ilha no Mar Vermelho, difícil de encontrar e na qual era abundante, desde tempos imemoriais, uma pedra amarela que hoje se acredita tratar-se de peridotos amarelados. Na Idade Média, todas as gemas amarelas eram referenciadas como topázios.


O topázio pode ter várias cores. Quando puro é transparente mas consoante as suas inclusões assim variará, em termos cromáticos. Os topázios típicos são cor de vinho ou amarelo-claro, mas podem ser brancos, cinzentos, verdes, azuis, rosa ou amarelo-avermelhados.


Podem ser transparentes ou translúcido. Quando aquecido, o topázio amarelo torna-se frequentemente rosa-avermelhado. Já os topázios em tons de azul suave, semelhantes à água-marinha, podem ser conseguidos através de radiação gama.

A outra pedra do mês de Novembro é o Topázio Imperial .
O Topázio é um mineral do sistema ortorrômbico que cristaliza em forma de prismas com estrias longitudinais.
Regido pelo sol, atrai o crescimento espiritual e material.

Está entre as pedras mais belas e valiosas e quando é incluído numa jóia, corporiza a integração do homem com a natureza.

É uma pedra benéfica para quem busca a fama, pois ajuda na auto estima e no orgulho próprio e aumenta o carisma e a atracção pessoal.

O Quartzo Citrino é por vezes denominado por citrino-topázio, dado que por vezes apresenta tons alaranjados ou avermelhados, resultado da presença em maior ou menor quantidade de ferro na sua composição.
O Brasil e a Escócia são os maiores produtores mundiais de citrino, que é muitas vezes usado como substituto de outras pedras preciosas amarelas como, por exemplo, topázios ou safiras.


Algumas das nossas peças de quartzo citrino, o colar ref. 390

Já na mitologia egípcia, o quartzo citrino homenageia Sekhmet – “a poderosa” -  a deusa egípcia da guerra e do sol. Sekhmet é a deusa mais poderosa do Baixo Egito, geralmente é retratada com a cabeça de um leão e o corpo de uma mulher bonita. 
É uma Deusa que possui força, coragem, além de conferir proteção contra os inimigos já que a sua missão principal era proteger o Deus e o faraó.

Quartzo Citrino – o cristal dos deuses


Na mitologia grega, o citrino era a pedra de eleição da deusa Deméter – a deusa grega da agricultura, das colheitas e das estações do ano. Segundo a lenda, Deméter anunciava a vitalidade dos solos, estava conotada com o cultivo do trigo (considerado a planta símbolo da civilização) e a fertilidade dos solos.

Conhecido como a pedra do mercador, por atrair a boa fortuna, crê-se que o Citrino não só auxilia na aquisição de riqueza, mas ajuda a mantê-la, que é uma pedra de abundância, atraindo riqueza, prosperidade, sucesso e boas energias. Que também incentiva a generosidade e a partilha da boa sorte. Acredita-se que o Citrino auxilia em todas as situações de dinheiro rápido e é especialmente útil no sucesso comercial. Leve um na bolsa ou carteira para atrair dinheiro e minorar a saída excessiva.
É considerada uma pedra de suporte profissional, já que melhora as interações para todos os que trabalham em vendas, banca comercial, casinos, desporto e os media. É um cristal fortificante para a classe médica e de enfermagem.
O Citrino fortalece a luz interior e estimula a criatividade e imaginação, pelo que é ideal para todo o tipo de artistas.

O Quartzo Citrino

O quartzo citrino é uma variedade transparente e amarela de quartzo, que varia do amarelo pálido a dourado, mel ou quase castanho. O nome vem da palavra francesa “citron”, que significa limão, daí as suas variedades mais claras serem conhecidas por quartzo limão. É usado em joalharia, na Grécia desde pelo menos 300 ac, sendo por vezes confundido com o Topázio Imperial (a outra pedra do mês de Novembro, de que falaremos em breve).
É uma pedra que representa a manifestação, a imaginação e a vontade pessoal. Com o poder emanado do sol, transmite calor, conforto e energia à vida. Estimula os chakras como a luz solar da primavera, limpa a mente e convoca a alma para a acção. O seu contacto estimula a criatividade e a imaginação, acelerando o processo de transformar sonhos e desejos em formas e objectos. A sua energia amarela pura encoraja a plenitude da vida, novos começos e novas actividades



Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images