11:47

O Rubi faz parte das 4 gemas magnificas, juntamente com o diamante, a esmeralda e a safira. O nome é derivado do latim rubeus, que significa vermelho.
Os primeiros registos da extração de rubi datam do século I a.C., no Sri Lanka. No entanto, escavações efetuadas perto das minas da Myanmar (antiga Birmânia), sugerem que o fascínio pelos rubis antecede a própria linguagem.
É uma gema muito associada à proteção e, na India, acreditava-se que o rubi poderia fazer com que vivessem em paz com os inimigos, bem como, que o tom vermelho resultava de uma chama no interior da gema e que ela era até capaz de ferver água.

Já em Myanmar, os rubis eram usados como talismã por guerreiros que ansiavam pela vitória em batalhas, já que acreditavam que a gema era uma “gota de sangue do coração da Mãe Terra”, que deveria estar em contacto com a pele para garantir a invencibilidade.
Recordo que são de Myanmar, os rubis de um tom de vermelho vivo levemente azulado, que lembra a cor do sangue, conhecidos por “sangue de pombo”

Na China, o rubi tinha a função de indicar a classe a que um mandarim pertencia. Apenas os mandarins de topo utilizavam rubis nos seus chapéus, abaixo dessa hierarquia usavam enfeites de coral, safiras, lápis-lazúli, cristal, madrepérola, ouro ou prata.



You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images