09:59

A cor é uma das características mais importante para determinar o valor de um rubi. A tonalidade vermelha de um rubi deve-se ao Cromo (Cr), e a cor pode ir do vermelho profundo ao vermelho acastanhado se ao cromo estiverem associadas partículas de ferro.
Um rubi de qualidade excepcional é vermelho vivo, levemente arroxeado, mas nunca muito escuro. Já um rubi de boa qualidade não deve ser nem muito escuro nem muito claro, nem muito roxo, nem muito alaranjado.  Se for muito escuro, a pedra perde o brilho, mas se a pedra tiver um tom claro, pode ser considerada uma safira rosa, mesmo se a intensidade da cor for alta.


Esta é uma das grandes divergências entre joalheiros e gemólogos em relação às safiras rosas e rubis. Historicamente, eram consideradas rubi todas as pedras avermelhadas, o que incluía o rosa. Além disso, existem diferenças culturais que influenciam na diferenciação dessas gemas. No Sri Lanka, por exemplo, os corindos rosas são sempre considerados rubis, enquanto noutros países, essas gemas são classificadas como safiras rosas.


You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images