16:34

Como se formam as pérolas no interior das ostras?


A maioria das jóias é feita de metais preciosos e de gemas retiradas do interior da Terra, mas as pérolas são o resultado de um processo biológico. A resposta que a ostra tem para se proteger de substâncias estranhas pode ter de facto um culminar maravilhoso



As ostras não são o único tipo de molusco que pode produzir pérolas. As amêijoas e os mexilhões também podem produzir pérolas, mas isso é uma ocorrência muito mais rara. A maioria das pérolas são produzidas por ostras nos ambientes de água doce e de água salgada. Para entender como as pérolas são formadas em ostras, vamos ver primeiro a anatomia básica de uma ostra.
As ostras são bivalves, ou seja, a sua concha é constituída por duas partes ou válvulas. As duas conchas duras e de textura áspera são presas por uma dobradiça muscular (os músculos adutores) na extremidade mais estreita. A casca é gerada pelo manto, uma fina camada de tecido que separa a concha do corpo macio. Quando uma ostra é ameaçada, fecha fortemente as suas conchas, usando o musculo adutor. As ostras atraem a água através das suas brânquias, extraindo oxigénio e filtrando algas flutuantes (que usam para se alimentarem). Uma ostra pode mudar de sexo durante o seu tempo de vida, começa como macho, mas muitas vezes termina fêmea. As ostras maiores têm até 1 metro de comprimento, mas a maioria delas tem apenas alguns centímetros de comprimento.

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images