A Turmalina é uma pedra piroelétrica que, quando aquecida, desenvolve uma carga estática que atrai poeira e outras partículas leves, por isso os holandeses chamam à turmalina, a gema “tira-cinza”, usando-a para tirar cinzas do cachimbo.


Graças à sua estrutura cristalográfica, constituída por cristais colunares e prismáticas, as turmalinas podem ter cores diferentes nas duas extremidades e ainda uma terceira cor no centro. Podem ainda ter uma cor na parte externa e outras internamente, distribuídas de modo concêntrico. Este é o caso da gema popularmente conhecida como turmalina melancia, que é verde externamente e vermelha ou rosa no centro.



A palavra Turmalina vem do cingalês turmali, nome dados às gemas provenientes do Ceilão (hoje Sri Lanka), cujas populações as chamavam de “toramalli”, que significa pedra colorida.

De brilho vítreo, transparente a opaca, existe em mais de cem cores, destacando-se a verde, vermelha, azul, amarela, parda, negra e incolor. Deve a sua cor ao cromo, ao manganês, ao níquel, ao cobalto ou ao titânio.
Nenhuma outra pedra é tão complexa como a Turmalina.



Turmalina rosa ou Rubelite

Tem esta designação, por causa da  semelhança de sua cor com a do rubi. É um dos tipos de turmalina mais admirada, quer em joalharia, quer pelos coleccionadores e o seu valor depende muito da sua transparência e da intensidade da sua cor.


Turmalina Verde

É a turmalina mais comum, apesar do tom de verde variar muito de pedra para pedra.O seu valor depende muito de sua cor, tamanho dos cristais e claridade/inclusões, é muito apreciada na joalharia.

A pregadeira Camélia, a flor preferida de Coco Chanel, ostenta uma fantásticaTurmalina Paraíba de 37.5 quilates no centro e mais de 1.000 diamantes. Esta peça única, feita em 2009, teve uma avaliação inicial na ordem dos 1.560.000,00.


Turmalina Paraíba
Se acha que o diamante é a pedra mais cara do mercado, acredite que não é bem assim. Com um nome bem brasileiro, a Turmalina Paraíba pode ser muito mais cara e mais rara do que um diamante. Descoberta, em 1989, nas colinas do estado brasileiro da Paraíba, por Heitor Barbosa, o mundo rendeu-se às turmalinas azul neon, apesar de se encontrarem também na Nigéria e em Moçambique, a designação manteve-se, em homenagem à primeira descoberta em solo brasileiro.

A turmalina é a pedra do mês de Outubro
Turmalina melancia

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images