14:52


Diadema de Esmeraldas de Donnersmarck

De grande aparato, em prata e ouro, com diamantes em talhe brilhante antigo e talhe rosa e 11 esmeraldas colombianas polidas e furadas que pertenceu à princesa Katherina Henkel von Donnersmarck, segunda mulher do príncipe Guido Henkel von Donnersmarck (1830-1916). É este aristocrata e magnata alemão que dá o nome a dois grandes diamantes amarelos de 82,48 ct e 102,54 ct, recentemente vendidos na Sotheby’s por cerca de 7,8 milhões de dólares, e que pertenceram à sua primeira mulher.


O diadema, de manufactura europeia (provavelmente da Chaumet ou Boucheron), circa 1900, conta com 11 grandes esmeraldas colombianas que, no total, somam aproximadamente 500 quilates, tendo cor e transparência notáveis. As gemas furadas e polidas em forma de pêra são de provável trabalho indiano dos séc. XVII ou XVIII e, curiosamente, apresentam evidências de ligeiro preenchimento de fissuras, um tratamento de melhoramento da pureza comum neste material. Especula-se que estas esmeraldas poderão ter pertencido à Coroa francesa.
Em Maio de 2011, mais de três décadas após a sua última aparição em leilão, o diadema é vendido na Sotheby’s de Genebra por um impressionante valor ligeiramente superior a 7,3 milhões de euros.

© Sotheby’s

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images