15:04



Porque não há só Granadas vermelhas ...



"Há a ideia de que todas as granadas são vermelhas... errado! Há também a ideia de que a total ausência de inclusões é sempre valorizada...também errado!

A granada demantóide, uma variedade verde de andradite, que deve o seu nome ao seu brilho quase adamantino (brilho próprio do diamante) ilustra estes dois conceitos que aqui se expuseram. Primeiro porque esta é uma granada não é vermelha, mas sim verde, neste caso um verde que, no seu melhor, é verde quase de esmeralda. Depois porque esta gema quando ocorre com inclusões de bissolite (um asbesto, membro da famíla das anfíbolas) em forma de cabelos, em especial se arranjadas em forma de rabo-de-cavalo, tem uma grande procura entre os aficionados e atinge elevados valores comerciais.

Os melhores exeplares ocorrem na Rússia, no vale dos rios Babrovka e Karkodino, em Ekaterinburge Nizhni-Tagil, Sissersk. Se associado às inclusões de bissolite houver na pedra boa cor (o tal verde esmeralda intenso) e tamanho (acima de 2 quilates) está-se perante uma gema muito rara."

Fonte: Portugal Gemas

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Visualizações da página

Flickr Images