Colar de corrente prateada, com pendente de peridotos de 6 mm de espessura. A corrente tem 1,5 mm de espessura e o colar tem 2 posições 43 cm ou 46 cm de comprimento. - Ref.  676 





O fenómeno óptico "olho de gato" não está presente em todas as gemas, no caso do Peridoto raramente é observado daí o interesse gemológico da pedra da foto. 


Origem: Burma, 6,75 ct,  valor estimado de 1.000 Euros.

Para além das inclusões já enunciadas, não podia deixar de referir a inclusão típica dos peridotos - pequenos cristais em halo que tomam a forma de folha de nenúfar, mas também é possível encontrar inclusões de peridoto em peridoto, placas de mica, octaedros de cromite, pequenos cristais de cromoespinela

A Deusa Verde é um peridoto em forma de pera com 154 ct, proveniente da ilha de St John, no Egipto, onde se situa uma das mais conhecidas minas de peridoto. 
Foi comprada na Feira de Chicago, em 1893, para fazer parte da colecção inicial do Field Museum.

O peridoto é uma pedra preciosa que merece ser conhecida melhor. Os seus tons que vão do cristalino pistácio ao verde azeitona são o complemento perfeito para um guarda roupa de verão novo e leve.

Colar de corrente prateada ou dourada, com centro de peridotos de 6 mm. A corrente tem 3 mm de espessura e o colar tem 2 posições 40 cm ou 43 cm de comprimento - Ref, 672

O peridoto é considerado uma pedra ideal para a época estival, porque acrescenta uma variante maravilhosa ao espectro de cores de pedras preciosas verdes. Seja em peças únicas ou em séries limitadas, como é o nosso caso, o mundo da moda começa a redescobrir os seus “refrescantes” tons de verde.
Ref. 387


 Ref. 367


Ref. 366

O peridoto é um neososilicato de ferro e magnésio que se encontra em prismas, pinacoides e bipirâmides, os de melhor qualidade são dos Estados Unidos, Brasil, Egipto, Irlanda, Rússia, Sri Lanka e Ilhas Canárias.


O peridoto é uma das poucas gemas que tem apenas uma cor – verde, normalmente claro, por vezes, um pouco dourada. É um silicato de magnésio e ferro e a intensidade da sua cor depende da quantidade de ferro da sua composição
O peridoto é também conhecido como Olivina ou Crisólito, e é originário da lendária ilha vulcânica de Zebirget, no Mar Vermelho, tendo sido espalhado pelas cruzadas por toda a Europa, mas já os gregos e os romanos o consideravam uma pedra preciosa de proteção e cura.

 Moisés sentia-se protegido dos seus inimigos graças ao Peridoto que tinha incrustado no escudo.

Um novo tipo de rubis que inundou o mercado nos últimos anos é o chamado rubi preenchido com vidro de chumbo. O preço médio por quilate não deverá ser superior a 1,00 Euro, já que no seu estado natural apresentaria uma cor acastanhada e por isso não seria utilizada. Na realidade, trata-se de uma mistura que tem mais vidro de chumbo que corindo (rubi) e essa informação deve ser sempre dada ao comprador, já que o seu manuseamento e utilização obriga a cuidados diferentes dos aplicáveis se se tratasse de um rubi.

Duas das inclusões típicas das pedras sujeitas a este tipo de tratamento são:

bolhas de gás, típicas dos vidros, normalmente detetáveis com o microscópio ou uma lupa, 


    o efeito de flash azul/laranja nas fraturas estruturais quando colocado sob luz.





      Popular Posts

      Visualizações da página

      Flickr Images